terça-feira, 2 de outubro de 2012

Bancários do Banrisul continuam em greve

Apesar do fim da paralisação nacional dos bancários, em Porto Alegre (RS) a greve continua firme no banco Banrisul. Os bancários em luta para o atendimento da pauta especifica da categoria (veja aqui as reivindicações). Pelo quadro divulgado pela Federação dos Bancários/RS a greve atingiu 299 agência no Estado/RS mais 15 agências de fora do Estado, totalizando 314 agências em greve.
Segundo informações da AGBAN (Associação dos Funcionários das Empresas do Grupo Banrisul), a adesão ao movimento é muito grande. Na segunda-feira (1/10), ainda pela manhã, houve uma reunião do Comitê de Apoio a Greve, que teve a participação de quatro centrais sindicais: CSP-CONLUTAS, CUT, Intersindical e CTB.
Com informações da diretoria da AGBAN
----------------
Diário da Greve Banrisul/2012 – 02/10/2012
escrito pela Diretoria da AGBAN

Felizmente desta vez São Pedro esteve do nosso lado e a anunciada chuva não aconteceu. Isso não impediu, porém, que os grevistas terminassem o dia de ”alma lavada” após terem protagonizado a maior passeata da história do Banrisul, pelo menos nos últimos 25 anos.
Já pela manhã muitos colegas se concentravam na porta da DG/Ag. Central distribuindo o boletim do sindicato que convocava os colegas a descerem ás 11 horas e a participarem da passeata. As 09:30 três equipes de grevistas entraram no prédio e passaram em todos os andares da DG reforçando o convite. Às 11 horas , somente a grande quantidade de grevistas já foi suficiente para o fechamento da Caldas Júnior. Na medida em que os colegas da DG foram saindo a rua foi ficando pequena e ao meio-dia foi iniciada a caminhada rumo ao Palácio Piratini. A emoção contagiou a todos, o sindicato distribuiu camisetas, apitos e bandeiras, as centrais sindicais CSP-CONLUTAS, Intersindical, CUT e CTB se fizeram presentes, o candidato pelo PSTU, Érico Correa, foi o único dos postulantes a prefeitura de Porto Alegre a participar da nossa passeata.
Já no Palácio Piratini uma comissão de seis colegas representando nosso Comando Nacional foi recebida pela Secretária Adjunta, Mari Perusso, e pelo Chefe de Gabinete da Casa Civil, Flávio Helmann.e, após exporem as razões da nossa greve e a intransigência da Direção do Banco, ouviram dos representantes do governo o compromisso de buscarem a reabertura das negociações e de nos darem um retorno até o final do dia.
Nossa assembléia realizada às quinze horas repetiu a grande participação das anteriores. O informe da Federação de que a greve havia alcançado 322 agências , com a incorporação das agência do Rio de Janeiro, ag. Centro e Copacabana, e a paralisação da agência e da Superintendência em Blumenau, foi muito aplaudido.
Para amanhã seguem as caravanas pela manhã e a novidade do dia será um grande abraço ao prédio da DG/Ag.Central ao meio-dia com o slogan “Vamos abraçar o novo quadro de carreira” no sentido de sinalizarmos para a direção do Banco que uma possível contra proposta deve incluir questões referentes ao novo quadro pois após quase dois anos de debates nada ainda foi acordado.
Até a finalização deste “Diário”, às 18:18h não havíamos recebido retorno do Governo do Estado sobre a reabertura das negociações

Diretoria da AGBAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário