segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Acordo das 6hs: bom para quem?

Um acordo para implantação da jornada legal de 6 horas, que não incorpore nas comissões de 8 horas o valor calculado das 2 horas extras e/ou que não transforme essas comissões em 6 horas sem o rebaixamento do seu valor, é um engodo que trará enorme prejuízos ao funcionalismo a médio e longo prazo.
Se o BB criar simplesmente comissões de 6 horas com valores menores que os atuais, obrigando, por qualquer acordo assinado, o funcionário a aderir a essas comissões, como acontece na CEF hoje, será bom apenas para o Banco.
Por outro lado, por que assinar um acordo em que o Banco fala claramente que implantará em Janeiro de 2013 algumas comissões de 6 horas em troca da suspensão das ações na Justiça ?
O  Banco quer implantar a seu bel prazer as comissões de 6 horas porque está perdendo quase a totalidade das ações na Justiça e precisa recuperar boa parte do dinheiro provisionado. Com certeza, irá pressionar, assediar individualmente, o funcionário a aderir a essas comissões. Para isso, não precisa de nenhum acordo assinado.
Ou melhor, o BB precisa, sim. Sabem pra que? Para que se amanhã alguém for reclamar na Justiça o seu direito usurpado, o Banco alegará que houve um acordo aprovado democraticamente pela maioria do funcionalismo.
É BOMPARATODOS ou BOMPARAOBB?

Veja o vídeo: Diretor do sindicato explica como está no Acordo Coletivo a questão da proposta da jornada de 6 horas e da implantação das Comissões de Conciliação Voluntária (CCV)
  

3 comentários:

  1. A defesa de uma proposta que não existe é o mais grave. O BB não chegou a fazer a proposta, e a CEBB sabe que ele a tinha pronta, simplesmente não tinham interesse em esperar. Poderíamos fazer um filme: "3 sindicatos que abalaram a greve". gravíssimas a postura dessas representações e as consequencias disso.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Esse é o famoso Carlos de Souza, que tomou posse no BB em 2008 e numa bela sexta-feira de 2010 foi nomeado Gerente de Contas e na segunda-feira seguinte ficou no QS com RF 08...

    Alguém duvida quem ele tá defendendo?

    ResponderExcluir